top of page
Infância

Infância

Nascido em 1° de agosto de 1968, filho de Emílio & Ivone Semblano. Com o nome de Martinho Lutero, nascendo em um hospital chamado Hospital Evangélico, localizado em uma rua chamada Rua Bom Pastor, não poderia deixar de ser evangélico...

No dia 18 de agosto seus pais o levaram à igreja (Assembleia de Deus em S.Cristóvão) para apresentá-lo ao Senhor, o que foi feito pelo Pr. Geziel Gomes, que proferiu as seguintes palavras, conforme registrou o Pr. Emílio Semblano em seu diário (que Pr. Martinho Lutero veio descobrir apenas em 9 de agosto de 2005, aos 37 anos de idade):

"Vamos agora apresentar uma criança ao Senhor. Os pais escolheram e colocaram seu nome Martinho Lutero. Que seja ele como foi o primeiro Martinho Lutero: batizado com o Espírito Santo e cheio de dons espirituais". Por fim, Pr. Geziel orou apresentando-o ao Senhor: "Permita Deus que seja realmente este menino, no amanhã, um verdadeiro instrumento nas mãos de Deus, ganhando milhares de almas para o Reino de Deus". Após a oração, os entregou a seus pais.

Exatos 39 anos depois (para total surpresa sua), por ocasião das comemorações de aniversário da Igreja de Nova Vida da Tijuca e de seu aniversário (ambas no dia 1° de agosto), entra para pregar sem que o Pr. Lutero soubesse o mesmo Pr. Geziel Gomes, que explanou o texto do Salmo 73.28. Segundo palavras dele, foi "inesquecível".

Sempre assistia na Casa do Senhor, sendo ativo na Escola Dominical aos domingos pela manhã (nos vários endereços: quinto andar do templo de S. Cristóvão, "casa velha" da rua Esberard e antigo lava-à-jato), indo ao almoço de sua família na casa de "Vó Ritinha", onde sempre passava os sábados com seus primos Tota e Raphaela.

Sempre acompanhou seus pais a todos eventos da igreja, assim como da Adhonep (seu pai, Pr. Emílio Semblano, foi o primeiro presidente da Adhonep no Brasil, encarregado pelo Pr. Demos Shakarian e pelo Pr. Túlio Barros, função que manteria até sua ida ao campo missionário), e do Rotary Club (onde também seu pai fora presidente) e se lembra com alegria de que sua casa sempre abrigara pastores de todo mundo que iam pregar em S. Cristóvão, sendo seu quarto escolhido como o "Quarto dos Profetas".

ADOLESCÊNCIA

Adolescência

Em 1979 seu pai, pastor adjunto da Assembléia de Deus em S.Cristóvão, atendendo ao chamado divino seguiu em missão para Montevideo (Uruguai), onde ficou até o final de 1982, dirigindo a Assembleia de Deus em Maroñas e abrindo e dirigindo o Centro Evangelístico de Pocitos, bairro onde moraram. Ali, adolescente, teve seu primeiro emprego: grampear evangelhos de João em uma gráfica de missionários americanos (Mr. Collindridge).

Em 1981 seu pai adquiriu uma bateria que, para alegria da igreja e tristeza dos vizinhos, começaria a tocar com amor, o que viria a acrescentar grande experiência ministerial anos depois (quando chegaria a ter três baterias ao mesmo tempo!).

Em 15 de março de 1981, sob chuva fina e frio, foi batizado nas águas por seu pai, na Playa Ramirez, em Montevideo.

Em agosto de 1981 celebrou sua primeira exposição de quadros (pintura à óleo) no Ateneo de Montevideo, onde era um aplicado aluno.
 A experiência no campo missionário, onde distribuía nas ruas com seu pai folhetos evangelísticos, marcou profundamente sua vida.

Em 1992 iniciou seus estudos em alemão, ambos particulares, tanto no Seminário Teológico Batista de Montevideo como em sua residência.

Em 1983, de volta ao Brasil, acompanhou novamente seu pai na abertura da Assembleia de Deus em Copacabana (na rua sra. de Copacabana).

Em março de 1984, após três anos, retornou ao Curso de Alemão, desta vez no Instituto Ca'Romana, em Copacabana, onde estudou por quatro períodos.

Em abril de 1984 ingressou na Escola de Música Villa-Lobos, onde faria um ano de bateria, curso que completaria em 1990 na Escola de Música Cenário.

Em março de 1985 retornou ao curso de pintura em óleo sobre tela, desta vez no SENAC do Maracanã, onde estou esta arte até o final de 1986.

Em agosto de 1985 conclui o curso de linguagem de programação Basic.

Juventude

Juventude

Em fevereiro de 1986, aos 16 anos de idade, ingressou na Igreja de Nova Vida da Tijuca, à ocasião sob a liderança do Pr. Rudi Krüger, de onde nunca mais sairia e onde começou a envolver-se na área da música e da juventude.

Em 1986 envolveu-se com a banda Shekinah, em uma época que a música contemporânea cristão engatinhava, sob "pedradas" de grande parte da liderança cristã, ocasião em que fazia concertos de jazz-rock e peças teatrais do estado do Rio de Janeiro.

Em 14 de novembro de 1986 participou de um "sarau" no Colégio Batista em uma banda cover do Dire Straits, ocasião em que, após o show, decidiu envolver-se com mais afinco na promoção do rock evangélico no Brasil.

No ano de 1987 começou a pregar publicamente no "Clube da MPC (Mocidade para Cristo)", que funcionava no Colégio Batista Sheppard (onde estudou), no horário do recreio, sempre às quartas-feiras.

Em 1987 lançou o zine (informativos da juventude da igreja) "Ultra-Leve", que foi editado até 1990. Em 1992, ao assumir a juventude, o relançou, agora com o nome da juventude, "Giro 180".

A partir de 1988 começou a trabalhar nas lojas de seu pai, nas cidades do Rio de Janeiro, São João de Meriti e Duque de Caxias, em vários funções.

Em 28 de abril de 1988 foi inscrito no Sindicato de Músicos Profissionais do Município do Rio de Janeiro, sob o número 659/88.

Em 12 de julho de 1988 se formou no Curso de Propaganda, na Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Em setembro de 1988 conclui o curso de linguagem de programação dBase III Plus.

Em 28 de julho de 1989 se formou no curso de Criação Publicitária, na Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Em agosto de 1989, sob a liderança do Bp. Márcio da Cruz Alves - a quem lhe será grato por toda a vida, por todas as oportuidades ministeriais que lhe deu - Martinho Lutero pode desenvolver de forma mais efetiva sua vida ministerial, iniciando como professor de Escola Dominical (1989), responsável pelas turmas de pré-adolescentes e adolescentes, além de envolver-se na organização da membresia através de seus conhecimentos de informática.

Em 14 de dezembro de 1989 se formou no Curso de Administração de Empresas (Especialização em Marketing), na Fundação Getúlio Vargas.

Em janeiro de 1990, após participar de várias bandas evangélicas (Shekinah, Kerigma, Lucas Ribeiro, Edson & Tita, Portais Sagrados etc.), ingressou na banda Complexo J, onde estaria por três anos tocando e conhecendo muitos lugares. Deste período, guarda a amplitude que teve sobre a diversidade do Corpo de Cristo.

Em março de 1990, concomitante à Faculdade de Direito (na Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas, onde cursou dois períodos), ingressou no Seminário Teológico Evangélico Peniel, onde cursaria o bacharelado em Teologia por quatro anos.

Em 2 de maio de 1990 foi inscrito no Sindicato do Comércio Varejista de S. J. de Meriti, sob o número 245.

Em 29 de junho de 1990 se formou no Curso de Estratégias de Marketing, no CEAG.

 

Em outubro de 1990 participou do Curso de Escatologia promovido pelo Centro de Evangelismo Continental.

Em dezembro de 1990 gravou com a banda Complexo J o trabalho "Arte Final".

Em fevereiro de 1991 implantou o sistema de informatização do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) de São João de Meriti, sendo um dos primeiros municípios do estado do Rio de Janeiro a estar logado diretamente com o sistema da capital.

Em 21 de maio de 1991 foi inscrito na Ordem dos Músicos do Brasil, sob o número 871/90.

Em 1991 participou, junto à banda Complexo J, da entrevista no programa de Jô Soares, um dos programas televisivos de maior audiência no Brasil.

Em 24 de junho de 1991 concluiu curso coordenado pela "Voz da Profecia", da Igreja Adventista do Sétimo Dia, com o intuito de estudar um pouco mais a respeito sobre tal religião.

Ainda em 1991 foi levantado pelo Pr. Márcio Alves diácono.

Casamento

Casamento

Em 12 de julho de 1992, após um ano de namoro e seis meses de noivado, se casou com sua amada Claudia Keller Regis Semblano, que conhecera em uma apresentação de sua banda na Igreja de Nova Vida da Lagoa.

Apesar de tantas palavras sobre seu chamado pastoral, principalmente ao ingressar no seminário, sempre reluta entendendo não ter tal chamado. Mas em 1992, já casado e participando de um jantar na casa de seus pais que estes ofereciam ao Rev. Samuel Doctorian, este lhe chamou em um canto e, sem nada saber a respeito de tal relutância e de seu pedido a Deus em oração na noite anterior para que Deus não confirmasse seu chamado ao pastorado, lhe disse:
"Deus me mandou dizer-lhe que leia João 15.16, e apenas te dizer que não adianta fugir". (Diz o texto que o fez desistir de tal fuga, diante da resposta tão imediata à oração que fizera antes: "Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda").

Em 22 de novembro de 1992 assumiu como líder da juventude "Giro 180", função que manteve até o ano de 1996.

Em dezembro de 1992 lançou uma série de estudos bíblico-teológicos para a juventude, intitulados Estudos 180. 

Em dezembro de 1992 gravou "Complexo J 3" em 1992, conduzindo toda a produção executiva.

 

Em 1993 foi transferido por seu pai da gerência de suas lojas para gerenciar a fábrica de shorts.

Em outubro de 1993 participou com seu pai do "III Encontro Estadual de Sindicatos Patronais do Comércio do Rio de Janeiro", em Itaperuna.

 

No dia 10 de dezembro de 1993, após quatro anos de estudos, recebeu a graduação de Bacharel em Teologia, formando-se pelo Seminário Teológico Evangélico Peniel.


Indicado ao Bp. Walter McAlister pelo Bp. Márcio Alves, em 26 de setembro de 1994 foi ordenado ao Ministério Pastoral, em cerimônia realizada na Igreja de Nova Vida de Botafogo.

Em outubro de 1994 concluiu o curso de "Administração de Micros e Pequenas Empresas", pelo SEBRAE.

Filhos: 1995 a 2003

Em 31 de janeiro de 1995 se formou no curso "Direito do Trabalho: Conflitos, Perspectivas e Soluções", da Universidade Estácio de Sá.

 

Em 18 de abril de 1995 nasceu sua primeira filha, a amada Bruna Keller Regis Semblano.

Em 1995 abdicou de suas atividades nos comércios e na indústria de sua família para se dedicar, a partir de 1996, integralmente ao ministério pastoral.

Em março de 1996 foi convidado pelo detetive Camilo D'Ornellas a assumir com pregador da USEPC ("União dos Servidores Evangélicos da Polícia Civil do Rio de Janeiro").

Em 26 de julho de 1996 se formou em "Psicologia do Adolescente", na Universidade Estácio de Sá.

Em 1° de setembro de 1996 assumiu a presidência da Igreja de Nova Vida da Tijuca.

Em dezembro de 1996 implantou o "P.A.S.: Pão, Ação e Salvação", projeto social que ocorre mensalmente nas madrugadas do Rio de Janeiro levando às populações de rua alimentos (quentinhas e lanches), roupas, brinquedos, além de equipes de assistência médica, psicológica, jurídica e de assistência social, assim como de corte de cabelo, envolvendo equipes de evangelismo.

Em 25 de maio de 1998, após intensa e emocionante campanha, comprou a sede própria da Igreja de Nova Vida da Tijuca, na Rua Conde de Bonfim, 604, cujo pagamento – antes das obras – duraria um ano. As obras iniciariam apenas em julho de 1999.

No dia 30 de julho de 1998 recebeu a graduação de "Mestre em Teologia", pela Faculdade de Teologia Filadélfia.

 

Em 26 de março de 1999 nasceu sua segunda filha, a amada Priscilla Keller Regis Semblano.

Em junho de 1999 lançou o livro “Manual do Diácono”.

Em 1º de agosto de 1999 celebrou a inauguração da Sede Própria da Igreja de Nova Vida da Tijuca, à Rua Conde de Bonfim, 604.

Em setembro de 1999 lançou o livro “Crescimento Espiritual 1”.

Em outubro de 1999 se formou em "Pintura Figurativa (à óleo)", recebendo o certificado pela Accademia Tiberina di Roma.

Em março de 2000 lançou o livro “Crescimento Espiritual 2”.

Em 22 de março de 2000, recebeu sua cidadania portuguesa. Vale registrar a observação em seu Assento de Nascimento (776/1998, pg.2), equivalente à Certidão de Nascimento: "Contraiu casamento religioso não-católico com Claudia Keller Regis Semblano, em 12 de julho de 1992...".

Em maio de 2000 lançou o livro “Curso para Pregadores: Homilética Básica”.

Em agosto de 2000 lançou o livro “Crescimento Espiritual 3”.

Em 27 de agosto de 2000, assumiu a presidência da Igreja de Nova Vida da Usina.

Em setembro de 2000 assumiu a Igreja de Nova Vida de Joinville, cujo trabalho seria posteriormente descontinuado.

Em dezembro de 2000 lançou o livro "Bereshit: A criação, do Big-Bang à Costela de Adão”.

Em janeiro de 2001 participou, no Riocentro, do "Seminário de Liderança Cristã", com Rick Warren, da Saddleback Community.

Em março de 2001 publica “Perguntas avaliatórias em um Concílio Ordenatório”, tendo por base 824 perguntas bíblicas, doutrinárias, históricas e de base de entrevista aos candidatos ao pastora dos Igrejas de Nova Vida da Tijuca.

No dia 8 de março de 2000 recebeu a graduação de Doutor em Teologia, pelo Seminário Teológico Pentecostal da Assembleia de Deus (EPOE/SINTEP), sob o registro 02627-DTR.

Em maio de 2001 lançou o jornal Vida News, que viria a se tornar o informativo do Ministério da Igreja de Nova Vida da Tijuca.

Em agosto de 2001 fez uma viagem de estudos da Reforma Protestante pela Alemanha e 15 outros países europeus que mudaria toda uma visão de trabalho na Igreja de Nova Vida da Tijuca (vide as consequências adiante).

No dia 7 de dezembro de 2001, convidado pela Editora Betânia, participou do Curso para Escritores Betânia, em Venda Velha (MG).

Em 24 de setembro de 2001, abriu a Igreja de Nova Vida do Borel, conhecido morro carioca localizado na Tijuca.

Em fevereiro de 2002, abriu a Igreja de Nova Vida da Penitenciária Milton Dias (que seria desativada em 2006, com a implosão, pelo Governo do Estado, do complexo penitenciário da Frei Caneca).

No dia 22 de março de 2002 recebeu o título honorário de Doutor em Divindade, pelo Centro de Pesquisa e Estudos Teológico-Filosóficos do Brasil.

Em 29 de novembro de 2002, iniciou a "Escola de Líderes - Treinamento Avançado de Preparação de Líderes do Ministério da Igreja de Nova Vida da Tijuca” (atualmente denominado como "Escola de Líderes Karpós"), celeiro de preparação para futuros líderes das igrejas deste ministério.

Em novembro de 2002 participou do "Simpósio do Novo Código Civil e as Igrejas", promovido pela Associação dos Advogados Evangélicos do Brasil.

No dia 13 de junho de 2003, após um ano e meio de trabalhos no Presídio Frei Caneca, recebeu autorização para realizar o primeiro batismo nas águas, na Penitenciária Milton Dias.

Em 10 de julho de 2003, comprou o imóvel próprio da Igreja de Nova Vida do Borel, ponto-central daquela comunidade, no bairro chamado de Terreirão, pois tempos atrás naquele imóvel funcionava um terreiro de macumba. Antes ainda de existir tal terreiro, aquele local era chamado de "Banco de Sangue" por ser o local de execuções públicas.

Em 20 de outubro de 2003 nasceu também no Rio de Janeiro seu terceiro filho, o amado Nathan Keller Regis Semblano, enquanto pregava em uma conferência nos Estados Unidos (Nathan “estava com pressa” e se antecipou 11 dias!).

Em 22 de novembro de 2003, abriu a Igreja de Nova Vida do Rio Comprido, importante elo de ligação entre a Zona Sul e o centro da cidade.

Em 11 de dezembro de 2003, abriu a Igreja de Nova Vida da Central do Brasil, uma das áreas mais carentes do Rio de Janeiro, com seus inúmeros cortiços e com grande população de rua habitando no local.


 

Filhos (1995 a 2003)

2004 a 2010

2004 a 2010

Em 15 de dezembro de 2003 realizou a formatura da 1ª turma da Escola de Líderes (“John Wesley”).

No dia 1º de fevereiro de 2004, demoliu o imóvel que comprara para a Igreja de Nova Vida do Borel e iniciou a construção do novo templo de quatro andares.

No dia 1º de março de 2004, lançou o livro “Discipulado: Meus primeiros passos na fé cristã”, visando fazer com que cada recém-convertido recebesse sete visitas onde seriam dissipadas suas dúvidas iniciais e firmados os seus passos no Evangelho.

Em maio de 2004 realizou pela terceira vez uma cruzada pela Europa, pregando em 11 igrejas de 5 países (Alemanha, Suíça, Holanda, Bélgica e França), ocasião em que muitas vidas se entregaram a Cristo.

Após participar do Curso de Mediação, Conciliação e Arbitragem, no dia 9 de julho de 2004 foi empossado árbitro, pelo Tribunal Federal de Justiça Arbitral do Brasil, sob o número 02/14.063.

Convidado pelo Bp. Tito Oscar, em 17 de julho de 2004 participou como palestrante do "1º Congresso de Homens com uma Nova Vida", no Riocentro. Seu tema foi "O Senhorio de Cristo".

Em agosto de 2004 participou do curso para desenvolvedores de web "Macromedia Dreamweaver MX".

Em setembro de 2004 lançou o livro "Prioridades Alteradas", apontando àqueles que um dia serviram a Deus em sua obra mas que hoje estão afastados ou mesmo acomodados em um canto da igreja sem mais se preocupar em produzir frutos para àquele que os chamou.

 

Em outubro de 2004 participou pela segunda vez como preletor em duas conferências para líderes cristãos nos Estados Unidos (Martha's Vineyard/MA e Atlanta/GA), abordando assuntos relacionados à liderança.

No dia 17 de outubro de 2004, lançou o livro “Gafanhotos e a restituição das finanças”.  

No dia 31 de outubro de 2004, aniversário da Reforma Protestante, lançou o livro "Visão Evangelística da Igreja de Nova Vida da Tijuca", incentivando a rpeparação de líderes abnegados para irem "aos campos" alcançar mais vidas para Cristo.

 

No dia 6 de novembro de 2004, por ocasião do III Multi-Art Festival, "voltou às baquetas", fazendo uma participação especial como baterista na banda "Rodox", junto a Rodolfo (ex-"Raimundos").

No dia 10 de novembro de 2004, lançou o livro “A Pregação dos Gansos”, um libelo à unidade da igreja. 

Em 9 de dezembro de 2004, abriu a Igreja de Nova Vida do Alto da Boa Vista, em uma região centrada na maior floresta urbana do mundo (a Floresta da Tijuca). 

Em 20 de dezembro de 2004, abriu a Igreja de Nova Vida do Riachuelo.

Em 21 de dezembro de 2004 foi realizada a formatura da 2ª turma da Escola de Líderes (“Charles Finney”).

Entre 20 de fevereiro e 9 de abril de 2005 realizou cruzadas evangelísticas na África do Sul, quando implantou duas igrejas naquele país: Johannesburg e Rossettenville. Dois meses depois foi aberta a terceira igreja, em Malvern (também em Johannesburg). Concomitantemente, foi iniciado um ponto-de-pregação móvel em uma tenda na maior cidade-favela do mundo: o Soweto. Após rebelião local, hoje tais igrejas não pertencem mais ao ministério da Igreja de Nova Vida Tijuca.

Sonho antigo, reforçado pela viagem feita cinco anos antes, quando visitou a faculdade por onde passaram Lutero, Chemnitz, Handel, Karlstadt, Spener, Zinzendorf e tantos outros reformadores da Igreja, dedicou-se arduamente trabalhado em toda parte legal, estrutural e de conteúdo programático no segundo semestre de 2005. Como resultado, no dia 6 de maio de 2006 fundou a Faculdade de Teologia Wittenberg, homenageando a cidade onde o reformista Martinho Lutero viveu, desenvolveu seu ministério e pregou as 95 Teses de Reforma Protestante, tendo por objetivos criar uma faculdade teológica com uma grade de disciplinas que explore o máximo de conhecimento, com um Corpo Docente selecionado e, acima de tudo, tendo um compromisso em preservar a fé (“Sola Fide”) e o entendimento da inspiração plena das Escrituras Sagradas (“Sola Scriptura”), diante do liberalismo que tanto têm encontrado espaço nas instituições de ensino teológico.

Em julho de 2005 particiou do curso de extensão em "Grafologia: Analisando a personalidade através da escrita", na Universidade Estácio de Sá.

Em 27 de dezembro de 2005 foi realizada a formatura da 3ª turma da Escola de Líderes (“Jonathan Edwards”), onde, dentre os alunos, se formava sua amada esposa, Claudia Keller.

Em abril de 2006 participou do "Curso de Liderança Cristã", módulo I, do "Instituto Haggai".

Em 18 de maio de 2006, abriu a Igreja de Nova Vida do Andaraí, igreja cujas obras foram cessadas por seis meses por causa da abertura das igrejas africanas.

Em 14 de junho de 2006, após sentir-se mal a caminho da igreja, foi internado às pressas na C.T.I. do Hospital Evangélico, com problemas cardíacos. Mas aprouve a Deus ser tratado e recuperado a tempo. Isto o alertou a mudar sua rotina de trabalho ministerial, sem com isso, afetar sua frutificação como servo de Cristo.

Em 24 de setembro de 2006, abriu a Congregação Igreja de Nova Vida do Morro do Andaraí, hoje não mais vinculada ao ministério da Tijuca.

Em 15 de dezembro de 2006 foi realizada a formatura da 4ª turma da Escola de Líderes (“Dwight Moody”).

No dia 29 de abril de 2007 vivue um momento de profunda alegria: após ter feito as sete lições de discipulado, batizou sua filhinha Bruna, acompanhado de sua amada esposa, Claudia Keller.

No dia 13 de junho de 2007 batizou a 1.000ª alma neste ministério, a senhora Cristina da Silva Sá, da Igreja de Nova Vida do Borel.

Em 28 de junho de 2007, abriu a Igreja de Nova Vida da Praça da Bandeira. No mesmo local instala a Sede Administrativa do Ministério, após anos na Rua Homem de Melo, assim como a Faculdade de Teologia Wittenberg e o Auditório Wartbug.

Em 23 de outubro de 2007, abriu a Igreja de Nova Vida de Vila Isabel, famoso bairro da boemia carioca.

Em 8 de novembro de 2007, abriu a Igreja de Nova Vida na Rua Ceará, entrada para a Vila Mimosa, maior centro de prostituição ao ar livre das Américas.

Em 21 de dezembro de 2007 foi realizada a formatura da 5ª turma da Escola de Líderes (“Leonard Ravenhill”).

No dia 22 de janeiro de 2008, abriu a Igreja de Nova Vida do Morro da Formiga, outro conhecido morro carioca.

Em 4 de março de 2008 foi homenageado pela Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro com uma "Moção de Congratulações e Louvor pelos relevantes serviços prestados através de seu pastorado".

No dia 17 de abril de 2008, abriu um núcleo de pregação da Igreja de Nova Vida no BarraShopping, um dos maiores centros de compras da América Latina.

Em maio de 2008 implantou a pós-graduação em Novo Testamento na Faculdade de Teologia Wittenberg.

Em 2008 realizou o curso de extensão em "Contabilidade básica" pela Universidade Estácio de Sá.

A seguir realizou o curso de extensão em"Gerenciamento de Equipes", pela Universidade Estácio de Sá.

Concomitantemente, formou-se no curso de extensão em "Processo de Seleção: Entrevistas e Dinâmicas de Grupo" pela mesma universidade.

Após, concluiu o curso de "Sistema Financeiro: Aspectos Básicos", também pela Universidade Estácio de Sá.

Em maio abriu a Igreja de Nova Vida do Complexo do Alemão, trabalho este que seria posteriormente descontinuado.

Em 6 de junho de 2008 foi homenageado pela Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, através de seu presidente, o vereador Aloísio Freitas, com a mais alta condecoração da cidade, a "Comenda Pedro Ernesto" pelas suas ações nas esferas eclesiástica, educacional e social na cidade do Rio de Janeiro.

Em 25 de julho de 2008 iniciou o "Fórum Arminiano de Debates", tendo como objetivo estudar em conjunto com calvinistas temas e textos relacionados à doutrina da salvação (soteriologia).

Em 18 de outubro de 2008 participou, em Colubandê, do Curso de Liderança "The Global Leadership Summit 2008", promovido pela Willow Creek.

Em 8 de novembro de 2008 foi empossado como "Presidente de Honra do Desafio Jovem do Rio de Janeiro", única instituição de tatamento para dependentes químicos autorizada pelo Teen Challenge, de David Wilkerson.

Em 22 de novembro de 2008, inaugurou a Igreja de Nova Vida de Nova York, em Mount Vernon, igreja esta que se desvinculou de seu ministério e consequentemente da denominação em agosto de 2011.

Em 5 de dezembro de 2008 recebeu o diploma da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro como "Parceiro 2008 do Centro Esportivo Miécimo da Silva", pelo "compromisso na promoção e desenvolvimento sócio-cultural, econômico e esportivo na cidade do Rio de Janeiro".

Em 19 de dezembro de 2008 realizou a formatura da 6ª turma da Escola de Líderes (“William J. Seymour”).

Em 30 de março de 2009 abriu a Igreja de Nova Vida da Vila Mimosa, maior centro de prostituição ao ar livre das Américas.
Em pouco tempo, com incansável evangelismo e muitos trabalhos sociais junto à vizinha Igreja de Nova Vida da Rua Ceará (cursos de português, corte e costura etc.), já conseguiu resgatar mulheres da escravidão de uma vida baseada nos vícios. Surpreendente é o número de crianças que, filhos de mulheres que ali sobrevivem, o que tem levado a igreja a belos trabalhos junto aos mesmos.

Em abril de 2009 concluiu o curso de extensão "Novo Testamento: as boas novas do senhorio de Cristo" (Prof. Valtair Miranda), promovido pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil.

Em junho de 2009 concluiu o curso de extensão "Evangelhos canônicos e apócrifos", realizado na Sociedade Bíblica do Brasil.

Na segunda quinzena de julho de 2009 realizou uma viagem de estudos pessoais abrangendo cinco países: Itália, Vaticano, Egito, Jordânia e Israel.

Em setembro de 2009 integrou a mesa de debates do "Seminário de Ciências Bíblicas" promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil no auditório da UERJ.

Em 21 de setembro de 2009 seguiu a Nova York onde palestrou sobre o tema "Desenvolvimento da escrita bíblica e seus contextos escriturísticos”.

Durante o mês de outubro de 2009 foi o palestrante da série "Desenvolvimento formativo da escrituração da bíblia", na Sociedade Bíblica do Brasil.

No dia 27 de outubro de 2009 lançou seu livro "Materiais, formatos e instrumentos utilizados no processo de escrituração bíblica".

Em novembro de 2009 concluiu o curso de desenvolvimento da plataforma Moodle, implantando o EAD ("Ensino à Distância") de vários cursos de extensão da Faculdade de Teologia Wittenberg.

No dia 15 de novembro de 2009 lançou seu livro "Defenda o que é seu! (A história de Sama)".

Em dezembro de 2009 realizou a formatura da 7ª turma da Escola de Líderes (“Robert McAlister”).

Em março de 2010 formou-se em pós-graduação lato sensu em "Antigo Testamento" da Faculdade de Teologia Wittenberg, sob coordenação da Prof. Dra. Teresa Akil.

Em abril de 2010, foi aberta, através da igreja nova-iorquina, a Igreja de Nova Vida de Bridgeport (em Connecticut, Estados Unidos), igreja esta que também se desvinculou, junto com aquela, de seu ministério em agosto de 2011.

Em junho de 2010 participou do curso de extensão "Desvendando o original hebraico a partir da escrita paleohebraica" (Prof. Daniel Lago), realizado na Sociedade Bíblica do Brasil.

No dia 13 de julho de 2010 lançou seu livro "História da Igreja em ordem cronológica: do ano 31 ao ano 49 d.C.".

No dia 12 de setembro de 2010 lançou seu livro "História da Igreja em ordem cronológica: do ano 50 ao ano 56 d.C.".

No dia 3 de outubro de 2010 lançou seu livro "História da Igreja em ordem cronológica: do ano 57 ao ano 61 d.C.".

2011 a 2013

2011 a 2013

No dia 30 de janeiro de 2011 lançou seu livro "História da Igreja em ordem cronológica, vol. 05: do ano 62 ao ano 63 d.C.".
 

Em março de 2011 unificou a Faculdade de Teologia Wittenberg com a Igreja de Nova Vida da Tijuca em um mesmo endereço, e ultrapassou o número de cem alunos estudando teologia.

Em 26 de junho de 2011 implantou a Igreja de Nova Vida em Portugal, em Nespereira de Cinfães, trabalho descontinuado após um ano e meio.

Em julho de 2011 lançou o livro "Ó kalós dáskalos: Manual do Professor da Faculdade de Teologia Wittenberg".

 

Entre 22 e 25 de agosto de 2011 participou como palestrante do "7º Congresso de Pastores e Líderes", em Águas de Lindoia (SP), sob o tema "A prioridade em fazer discípulos".

No mês de novembro reconstruiu os sites da Igreja de Nova Vida da Tijuca e da Faculdade de Teologia Wittenberg.

Em dezembro lançou os livros do "1º e 2º módulos da Escola de Líderes Karpós".

 

Em janeiro de 2012 lançou os livros do "3º e 4º módulos da Escola de Líderes Karpós".

Em fevereiro lançou os livros do "5º e 6º módulos da Escola de Líderes Karpós".

Em março deu início à 10ª turma da Escola de Líderes Karpós, denominada "David Wilkerson".

Em abril de 2012 formou-se no curso de "Psicologia Clínica", pela ESAB. 

 

No mesmo mês, conclui também, na mesma instituição, o curso de "Psicopatologia e Exames Psicológicos".

 

Em abril lançou os livros do "1º, 2º e 3º módulos da Escola de Pregadores Kerygma", curso de homilética equivalente à 14ª EsAp (Escola de Aperfeiçoamento).

 

Em maio lançou os livros do "7º e 8º módulos da Escola de Líderes Karpós".

 

Em junho lançou os livros do "9º e 10º módulos da Escola de Líderes Karpós".

 

Em julho lançou os livros do "11º e 12º módulos da Escola de Líderes Karpós".

 

Em agosto lançou os livros do "13º, 14º e 15º módulos da Escola de Líderes Karpós".

Em agosto de 2012, por ocasião de sua palestra no 8º Congresso de Pastores e Líderes, em Águas de Lindoia (SP), lançou um livro sobre o tema "O alvo do quebrantamento na vida do líder: cem comentários e reflexões sobre o quebrantamento, segundo Watchman Nee".

 

Em setembro lançou os livros do "16º, 17º e 18º módulos da Escola de Líderes Karpós".

 

Em outubro lançou os livros do "19º e 20º módulos da Escola de Líderes Karpós".

 

Em 27 de outubro lançou os livros do "A esposa do líder: amiga, ovelha, mulher", "Os filhos do líder: privilégio ou fardo?", "Curso de Noivos - Com quem casar: a segunda decisão mais importante da vida" e "Divórcio e novo casamento: perspectivas bíblicas".

  

Em 31 de outubro, dia da Reforma Protestante e por ocasião de sua palestra na "6ª Semana da Reforma Protestante", lançou o livro homônimo ao tema ali abordado, "Reformadoras: as mulheres da Reforma Protestante".

 

Em 16 de dezembro lançou um livro dedicado àqueles que pretendem se envolverna vida ministerial: "Muito além do púlpito: a real expectativa daquele que é chamado a servir na obra de Deus".

 

Em 20 de dezembro lançou os livros do "21º e 22º módulos da Escola de Líderes Karpós".

Em janeiro de 2013 lançou os livros do "23º, 24º e 25º módulos da Escola de Líderes Karpós".

 

Em fevereiro de 2013 lançou os livros do "26º, 27º e 28º módulos da Escola de Líderes Karpós".

 

Em março deu início à 11ª turma da Escola de Líderes Karpós, denominada "William Carey".

No dia 23 de março de 2013 tomou posse como 1º vice-presidente do Diretório Estadual do Rio de Janeiro da Sociedade Bíblica do Brasil, sob a presidência do Pr. Jarvis Brito e a coordenação do secretário-regional, Pr. Sérgio Furtado.

 

Em abril de 2013 lançou o livro "Idiomas e dialetos do Antigo Testamento: o desenvolvimento gradual da escrita e da linguagem durante o período vétero-testamentário", onde aborda os vários dialetos e idiomas além do hebraico e do aramaico que perfazem os escritos do Antigo Testamento.

 

Em 16 de junho de 2013 lançou os três primeiros livros da série "Anjos, demônios e o mundo espiritual", como resultado das palestras do 3º Congresso de Carnaval que continuaram, por quatro meses, nos cultos dominicais, período este que dedicou-se com intensidade no estudo da angelologia e da demonologia (em 2017 estes livros foram unificados e se tornaram no livro "Teologia Sistemática: Angelologia (A Doutrina dos Anjos)".

  

Em julho de 2013 lançou os últimos livros da Escola de Líderes Karpós (módulos "29º e 30º).

 

Em outubro realizou uma viagem de estudos na Turquia onde percorreu, junto ao Pr. Levy Castro, as regiões das "Sete igrejas do Apocalipse" (Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Fidaléfia e Laodiceia).

No mesmo mês fez um curso de aperfeiçoamento em grego na cidade de Atenas, no Hellenic Language School Alexander the Great (Σχολείο Ελληνικής Γλώσσας Μέγας Αλέξανδρος). 

 

Em novembro participou do curso de "Arqueologia Bíblica" na Universidade Hebraica de Jerusalém, sob a direção do curador dos Manuscritos do Mar Morto (Dr. Adolfo Roitman, com aulas também em Qumran, no Santuário do Livro e no Museu de Israel) e do Rabi Ariel Horovitz (historiador e sociólogo, diretor do Moriá Center), assim como com o rabino Angel Kreiman (na Grande Sinagoga de Jerusalém), o arqueólogo P. Bezer e os historiadores David Kerpel e Ariel Inbar.

 

No mesmo mês participou do "Seminário de Cabalá" no Tzfat Kabbalah Center, centro mundial de estudos desta seita esotérica do judaísmo, com o segundo maior especialista do assunto, o rabino Amran Moyal.

 

Em dezembro realizou o curso "T.I. na Educação", pela Fundação Bradesco.

 

No mesmo mês, concluiu o curso de "Filosofia", na Fundação Getúlio Vargas.

 

Em 13 de dezembro de 2013 recebeu nova "Moção de Congratulações e Louvor" pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, desta feita por ocasião da homenagem da Câmara ao "Dia da Bíblia".


2014 a 2016

2014 a 2016

Em 11 de janeiro de 2014 tomou posse na "Academia de Letras e Artes Meritiense", assumindo a Cadeira 17, cujo patrono é o historiador Ney Alberto Gonçalves de Barros.

Em janeiro de 2014 lançou os livros "De folha a fruto: o discipulado e suas fases de maturação" e "O líder e a ética ministerial"".

 

Em janeiro de 2014 concluiu o curso de "Sociologia", pela Fundação Getúlio Vargas.

 

Também em janeiro firmou um convênio com a Universidade Hebraica de Jerusalém, o Rothberg International School e o Moria Center para oferecer os cursos de extensão de "Arqueologia Bíblica" pela Universidade Hebraica de Jerusalém e "Israel nos Tempos de Jesus", pela Faculdade de Teologia Wittenberg, em Israel, em janeiro de 2015.

Em fevereiro lançou os livros "Ordem em Progresso: a importância do diaconato na vida da igreja" e "Lideranças ministeriais: reuniões, delegação de tarefas, supervisão e mudança de líderes".

 

No mesmo mês concluiu o curso "Vida e legado de João Wesley", pela Learncafe.

 

A seguir, concluiu o curso de "Leitura Dinâmica", pela Catho Educação Executiva.

 

Em março lançou os livros "Abertura de novas igrejas: uma necessidade à luz da bíblia, da doutrina, do amor, da lógica e da história", "Abertura de novos cultos: objetivos, formatos, nominação e aspectos práticos para sua implantação", e relançou o livro "Kerygma: a homilética a serviço do pregador (Curso de Pregadores)".

  

Em abril lançou os livros "Tive fome”: o serviço de assistência social da igreja" e "O líder e a direção do culto".

 

Em abril também reconstruiu, novamente, os sites da Igreja de Nova Vida da Tijuca], o da Faculdade de Teologia Wittenberg e o da livraria online Scriptura, além de desenvolver o no site do Conselho de Ministros das Igrejas de Nova Vida (até 2018).

Em maio lançou os livros "O líder como anfitrião: recepcionando pregadores convidados" e "A importância da imagem do líder".

Também em maio concluiu o curso de "Física Quântica", pelo Portal Educação.

 

Em junho lançou os livros "O Princípio de Jetro: O líder deve levantar outros líderes", "O líder e a direção de cerimônias e eventos especiais" e "O líder, a acolhida aos visitantes e a integração de novos membros".

 

Em julho lançou os livros "O líder e o aconselhamento pastoral”, "Características de um verdadeiro líder e suas diferenças para os líderes pro forma: qual destes você decidirá ser?" e "Visitas Pastorais".

Em 9 de agosto recebeu da Ordem dos Capelões do Brasil o certificado de capelão no 2º Congresso Internacional de Capelania no Brasil, e a Comenda de Capelania João Filson Soren.

 

Em 9 de agosto recebeu o curador dos Manuscritos do Mar Morto e diretor geral do Santuário do Livro (do Museu de Israel), Dr. Adolfo Roitman, por ocasião de sua palestra na Faculdade de Teologia Wittenberg / Igreja de Nova Vida da Tijuca.

Em 22 de outubro de 2014 foi empossado como Membro Correspondente da Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB), em cerimônia regida pelo Rev. Guilhermino Cunha, presidente desta centenária instituição.

 

Em outubro concluiu sua pós-graduação em "Sociologia", pela Universidade Estácio de Sá.

Em janeiro de 2015 foi convidado a integrar a equipe de palestrantes do "Seminário de Ciências Bíblicas" promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil, iniciando o seu trabalho no seminário realizados em Boa Vista (Roraima) no mês de abril.

Em 8 de fevereiro retornou a Israel onde organizou uma excursão com 29 pessoas para participarem do "Curso de Arqueologia Bíblica" promovido pela Universidade Hebraica de Jerusalém em conjunto com o Moria Center.

Na ocasião, durante as escavações arqueológicas realizadas em Tel Mareshá (no projeto "Dig for a Day"), encontrou, assim como outros integrantes do curso, peças de cerâmicas e ossos de animais de 2.200 anos, ficando os mesmos à disposição da equipe do arqueólogo Dr. Ian Stern para serem analizados pela Universidade de Tel Aviv.

Em maio concluiu sua pós-graduação em "História e Cultura no Brasil", pela Universidade Estácio de Sá.

Em junho palestra no "Seminário de Ciências Bíblicas" promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil na cidade de Ananindeua (Pará).

No mês de julho foi um dos líderes consultados pela Secretaria de Tradução e Publicações da Sociedade Bíblica do Brasil a enviar suas análises sobre o texto "semifinal" da terceira edição da Bíblia Almeida Revista e Atualizada, consoante ao Evangelho de João e aos primeiros 23 capítulos do livro de Salmos. A Bíblia nesta nova versão (hoje denominada "Nova Almeida Atualizada"), seria lançada oficialmente em novembro de 2017.

Em julho lançou os livros "Escola de Aperfeiçoamento 01: Escola de Boas-Vindas" e "Escola de Aperfeiçoamento 02: Escola de Discípulos".

Em agosto concluiu o curso "Raízes da Literatura Histórica" pela Brava Cursos.

 

Em agosto concluiu o curso de "Jornalismo" pela CENEDI.

 

Em setembro lançou os livros "Escola de Aperfeiçoamento 03: Escola de Membresia", "Escola de Aperfeiçoamento 04: Escola de Crescimento Espiritual" e "Escola de Aperfeiçoamento 07: Escola de Líderes de Grupos de Vida e Supervisores de Rede"

Em outubro lançou os livros "O sustento do líder e a Ética Financeira" e "Lidando com as críticas e a oposição interna na igreja".

  

Em novembro lançou os livros "No deserto: o desânimo na vida do líder" e "Quem ama não abandona: Lidando com a decepção e a saída de membros da igreja".

  

Em dezembro concluiu sua graduação em "História", pela Universidade Estácio de Sá.

 

Em dezembro lançou os livros "Sobre o Batismo nas Águas (opúsculo)", "Sobre a Santa Ceia do Senhor (opúsculo)", "Sobre a Santificação (opúsculo)" e "Sobre a Oração: posso falar com Deus? (opúsculo)".

Em janeiro de 2016 lançou os livros "A vida íntima do casal: o que "é" e o que "não é" pecado, segundo a Bíblia (opúsculo)", "Sobre a Bíblia: meus primeiros passos (opúsculo)", "Sobre os Dízimos e as Ofertas (opúsculo)".

      

Em fevereiro lançou os livros "Sobre o Evangelismo (opúsculo)", "Sobre a Música Cristã (opúsculo)", "Sobre o surgimento do diaconato (opúsculo)" e "Sobre a Cerimônia de Investidura Ministerial (opúsculo)".

               

Em março lançou os livros da série Mensagens de Bolso: "A Caverna de Adulão", "A Parábola de Balaão", "As Vacas Filisteias" e "Tola filho de Puá, filho de Dodô"

               

Em 20 de abril de 2016 assumiu a liderança da Igreja de Nova Vida do Recreio, bairro carioca conhecido como "A Capital do Surf" no Rio de Janeiro.

Em 28 de abril de 2016, abriu a Igreja de Nova Vida da Comunidade dos Macacos, no Rio de Janeiro.

Em 13 de junho de 2016 lançou, por ocasião de sua palestra na Tertúlia Literária da AELB ("Academia Evangélica de Letras do Brasil") o livro "Fides Quaerens Intellectum: Protestantismo e Educação".

 

Em 16 de julho de 2016 foi eleito por unanimidade, na Assembleia Geral, Presidente do Diretório Estadual da Sociedade Bíblica do Brasil, para o período 2016-2019.

Em 12 de setembro de 2016 foi eleito, por unanimidade, como Membro Titular da Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB), tomando posse da Cadeira 25. O culto de posse ocorreu na Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro no 56º aniversário da AELB, no dia 23 de outubro de 2016.

Em 24 de novembro de 2016 inaugurou a Igreja de Nova Vida da Freguesia, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

Em dezembro concluiu sua graduação em "Letras / Língua Portuguesa", pela Universidade Estácio de Sá.

 

Em 12 de dezembro de 2016 foi eleito como Diretor Secretário-Executivo Adjunto da AELB (Academia Evangélica de Letras do Brsil) para o biênio 2017-2018.

Em 18 de dezembro de 2016 reassumiu a liderança da Igreja de Nova Vida de Copacabana, a qual tinha aberto inicialmente em 2008.

2017 em diante

2017 a 2019

Em fevereiro de 2017 promoveu sua "4ª Caravana a Israel", levando um grupo de 12 pessoas, passando por Itália e Inglaterra.

Em março, adaptou e unificou os três livros da série "Anjos, demônios e o mundo espiritual" e os lançou em volume único, sob o título " Teologia Sistemática: Angelologia (A Doutrina dos Anjos)".

 

Em abril lançou o livro "Teologia Sistemática: Teontologia (A Doutrina de Deus Pai)".

 

Em junho lançou o livro "A Reforma Protestante como propulsora da liberdade de imprensa".

 

Em julho lançou o livro "Pré-Reformadores: Semeadores do deserto".

Em 20 de outubro de 2017 recebeu, pelo Decreto Legislativo 1.286, o título de Cidadão Benemérito do município do Rio de Janeiro.

 

Em outubro de 2017, mês do 500º aniversário da Reforma, lançou o livro "Martinho Lutero e a Reforma Protestante", em palestra proferida na Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, em celebração promovida pela Academia Evangélica de Letras do Brasil, e no auditório da Bolsa de Valores.

Em agosto de 2018, por ocasião da XXII Assembleia Geral da Sociedade Bíblica do Brasil, foi eleito ao Conselho Consultivo para o período 2018-2021.

Em 1º de outubro de 2018, implantou a Igreja de Nova Vida da Afonso Pena.

No dia 4 de dezembro de 2018, foi eleito, por aclamação, presidente da Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB), para o período 2019-2020.

Em janeiro de 2019, inaugurou a Igreja de Nova Vida de Benfica.

Foi ordenado ao episcopado da Igreja de Nova Vida no dia 11 de maio de 2019.

Em setembro de 2019 promoveu sua "5ª Caravana a Israel", levando um grupo de 19 pessoas, passando por Itália e Grécia.

Em novembro de 2020 assumiu a coordenação do Curso de Formação Ministerial (CFM), curso preparatório para o ministério pastoral das Igrejas de Nova Vida.

Em dezembro de 2020 assumiu a coordenação do congresso de jovens das Igrejas de Nova Vida.

Em abril de 2021 lançou a revista "Voz", para servir as Escolas Bíblicas Dominicais das Igrejas de Nova Vida.

Em 17 de julho de 2021 inaugurou a Igreja de Nova Vida de Inoã,

Em 14 de agosto de 2021 inaugurou a Igreja de Nova Vida de Campo Grande (RJ).

Em janeiro de 2023 lançou o livro "Manual do viajante a Israel".

Em fevereiro de 2023 promoveu sua "6ª Caravana a Israel", levando um grupo de 34 pessoas, passando por Turquia e Egito.

Em abril de 2023 lançou o livro "Escatologia 01: Orientações à igreja sobre a necessidade do estudo das profecias".

bottom of page